Fundação Municipal de Cultura Prefeitura de Belo Horizonte

TEMPORADA FAN 2016 – NEGRITUDE EM FOCO

de outubro a dezembro de 2016
afrofuturik_fotodivulgacao

AFROFUTURIK NA RUA–EDIÇÃO TEMPORADA FAN

Afrofuturik é um movimento artístico-cultural que conecta a força do empoderamento negrx a partir do pertencimento e da identificação ideológica, visual e sonora do afrofuturismo. A partir desse conceito, sendo aplicado na era contemporânea,  Afrofuturik se conecta com o público através de encontros festivos que celebram o empoderamento através das gerações e fortalecem a união da juventude negra ressaltando a nossa cultura, mantendo os vínculos com a nossa história e protagonizando ações que repercutem de forma positiva no nosso futuro.

À respeito de afrofuturismo, o acontecimento se tornou referência em Minas Gerais pelo seu protagonismo juvenil e por implantar questões da militância negra que atingem desde o público mais maduro até o jovens e adolescente que estão se impondo agora.

Lançada em Agosto de 2016, a proposta foi inaugurada na cidade de Belo Horizonte se destacando por sua produção de conteúdo autêntico e diferenciado, sendo conduzido pelxs produtores: Izaque Vieira,que é artista visual e musico-intérprete de Azizi, estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard, Zaika Dos Santos cantora, mobilizadora cultural e também artista plástica pela Guignar e Pedro Souza Hbs representante do Quilombo Urbano Manzo Ngunzo Kaiango e Dj da cena negra belorizontina.

Além da produção de conteúdo estético e da festa, o movimento procura fomentar a visibilidade de artistas negrxs, realizando exposições e apresentações das mais diversas esferas artísticas contemplando trabalhos autorais de artistas negrxs da região.

No mês de Novembro, a Afrofuturik integra a Temporada FAN de 2016 chegando à sua3ª edição com uma nova proposta em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, a se realizar no Viaduto Santa Tereza, ao ar livre no dia26 à partir das 18h, com uma programação que promete surpreender o público trazendo representatividade em aspectos pertinentes na atualidade e pautas que abrangem da melhor forma a nossa diversidade.

 

Texto: Izaque Vieira

Foto: Davi D’Bartolo