Fundação Municipal de Cultura Prefeitura de Belo Horizonte

TEMPORADA FAN 2016 – NEGRITUDE EM FOCO

de outubro a dezembro de 2016
Fanzinho-cartaz2

FANZINHO É DESTAQUE NA TEMPORADA FAN – NEGRITUDE EM FOCO

A Fundação Municipal de Cultura dá continuidade à programação da Temporada FAN – Negritude em Foco em novembro. O evento abrange uma série de atividades até dezembro sob a temática das artes negras, com a chancela da Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Festival de Arte Negra – FAN, e patrocínio da ArcelorMittal Brasil. Dessa vez, o destaque é para o FANZINHO.

Criado no FAN de 2015, o FANZINHO é um recorte do Festival de Arte Negra de BH e de todas as ações cotidianas que integram as políticas públicas da Fundação Municipal de Cultura, com foco na formação do público infantil e no direito de acesso aos bens culturais. O objetivo é contribuir, de forma lúdica e por meio de várias linguagens artísticas, com o despertar e a formação de uma consciência crítica das crianças, bem como o sentimento de orgulho racial, cultural e de promoção da igualdade entre os povos.

Rosália Diogo, coordenadora da FAN-BH, acredita na importância do FANZINHO para o desenvolvimento da consciência crítica das crianças, e ainda ressalta que é uma forma de construir uma sociedade mais livres de preconceitos no futuro, além de apresentar a cultura de matriz africana para as novas gerações.

A programação é diversificada, voltada especialmente para o público infantil e juvenil, com atividades artísticas e culturais, como oficinas, penteados, narração de histórias, rodas de capoeira, show e bate- papo com rappers, destacando a cultura africana e afro-brasileira. O FANZINHO acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Parque Municipal.