Fundação Municipal de Cultura Prefeitura de Belo Horizonte

DE 15 A 22 DE OUTUBRO

encontros-fan

9º Festival de Arte Negra: FAN – Mulher

O Festival de Arte Negra – FAN-BH, traz o protagonismo das mulheres negras como tema central – FAN Mulher. Os 120 anos de Belo Horizonte e as iniciativas culturais e políticas de valorização da cidade serão celebradas, com atenção para a dimensão do gênero.

Em sua 9ª edição, completando também 22 anos de existência – no terceiro ano da Década da Afrodescendência (instituída pela ONU em 2015 como uma forma de refletir e valorizar o fruto de diáspora africana pelo mundo), o FAN-BH se consolida, mais uma vez, enquanto espaço de projeção de possibilidades e redução das desigualdades.

A proposta do FAN-BH é reunir várias ações artísticas e culturais, de modo a destacar o protagonismo da mulher negra em várias partes do planeta, com foco no continente africano, no Brasil, e em Belo Horizonte.

Quando as diferenças são transformadas em desigualdades, tornam-se necessárias políticas públicas específicas de promoção de igualdade de direitos, visibilidade, e enfrentamento das disparidades. É importante trazer à cena o passado, avaliar o presente e vislumbrar um futuro com propostas que desenhem novos horizontes e oportunidades, especialmente no que toca à condição da mulher negra enquanto sujeito social e político.

O olhar da curadoria se debruçou por apresentar pensamentos e memórias, ícones lendários e destaques contemporâneos em torno da gama de questões relacionadas ao universo dos feminismos negros na cena afro contemporânea brasileira e mundial. As lutas das mulheres negras tornam-se, para esta edição do Festival de Arte Negra  um libelo para o assentamento efetivo de conquistas que vêm se apresentando no cenário atual.