Fundação Municipal de Cultura Prefeitura de Belo Horizonte

TEMPORADA FAN 2016 – NEGRITUDE EM FOCO

de outubro a dezembro de 2016

NOVO Temporada-FAN-banner-01

TEMPORADA FAN – NEGRITUDE EM FOCO

O Festival de Arte Negra-FAN, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), é um dos maiores eventos dedicados à arte e à cultura negra fora do continente africano.

Em sua 8ª edição, que comemorou 20 anos em novembro de 2015, o Festival, sob o eixo curatorial Encontros, contou com a participação de cerca de 90.000 pessoas e consolidou suas ações na valorização e reflexão de questões estético-culturais ligadas à presença crítico-criativa da cultura afro-brasileira no mundo contemporâneo. Foram realizados na capital mineira shows musicais, espetáculos cênicos, exibições de cinema e atividades de formação, intercâmbio e reflexão, com entrada franca ou a preços populares.

O Festival de Arte Negra teve seu alcance ampliado pela Temporada FAN; uma série de atividades que antecedeu o evento principal com ações realizadas de maio a 24 de novembro de 2015, em 20 espaços distintos, com mais de 300 atrações realizadas por artistas e produtores privados e pela FMC, e que contou com público aproximado de 35 mil pessoas.

Em 2016, visa-se dar continuidade às ações do 8º Festival de Arte Negra que possam perenizar as atividades artísticas de acesso à cultura e à arte de matrizes africanas e culturais, nomeando essa 2ª etapa de TEMPORADA FAN – NEGRITUDE EM FOCO. Esta iniciativa que visa incorporar, em regime de parceria e correalizaçao, as manifestações de raíz africana que já são desenvolvidas pelos diversos atores da cidade e aqueles que a visita. O FAN correalizará shows, apresentações cênicas, atividades de intercâmbio e de formação/reflexão, entre outros, nas nove regionais da capital mineira. Oferecerá suporte de infra estrutura, divulgação, produção e logística.

Destaca-se também a realização de um evento, em especial, destinado ao público Infanto juvenil, FANZINHO.